Nota de falecimento: Marcos Juruena Villela Souto

É com grande pesar que comunicamos o falecimento na noite de ontem do Professor Marcos Juruena Villela Souto, Procurador do Estado do Rio de Janeiro e colaborador do blog Direito Administrativo em Debate.

Na advocacia pública, Marcos Juruena prestou uma contribuição inestimável para a estruturação jurídica dos mais importantes projetos do Estado do Rio de Janeiro das últimas duas décadas, especialmente nas áreas de direito administrativo econômico, regulação de serviços públicos, licitações e contratos administrativos. E nesse cenário, ainda jovem, passou a ser reconhecido como um dos maiores expoentes do Direito Administrativo Brasileiro.

Mestre e Doutor em Direito, lecionou na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas, nos mestrados da Universidade Cândido Mendes e da Universidade Gama Filho. Foi conferencista dos mais importantes congressos e seminários na área de Direito Administrativo. Em 2008 tornou-se Professor Visitante da Universidade de Poitiers, na França.

No setor privado, foi consultor jurídico da Confederação Nacional da Indústria e requisitado parecerista do Escritório Juruena e Associados Advogados.

Os seus livros, pareceres e artigos são referência para aqueles que lidam com o Direito Público e, em particular, com o Direito Administrativo.

O seu falecimento, de forma inesperada e precoce, será sentida por seus familiares e por todos os seus alunos e amigos.

[Publicado pelo Editor]
Anúncios

14 comments so far

  1. Daniel on

    Lamentável notícia. Fui estagiário da PGE/RJ e conhecia de vista o Dr. Marcos. Era um homem simples e educado com todos. Fora que era um jurista excepcional, como todos sabem.

    O que me ojeriza é que tanto vagabundo que não faz falta à sociedade não morre, não vai preso, continua matando, roubando, enquanto pessoas como Dr. Marcos, que contribuiu muito para a evolução do direito e das pessoas, morre por uma fatalidade estúpida….é muito triste.

  2. mariblan on

    Fui aluna do Professor Marcos Juruena no Curso de Pós Gradução da FGV ministrado em BH-MG. É com grande pesar que vejo a notícia de seu falecimento, e peço a Deus que dê o consolo a seus familiares pela perda tão precoce de seu ente querido. Para nós fica a obra por ele deixada.

  3. JAIRO VISCONDE DE CAMARGO DIAS on

    Gostaria de lamentar a perda do colega de formatura, pois a pouco comemoramos 25 anos de formado, que Deus o tenha em bom lugar e de conforto a família.

  4. Alexandre Ferreira on

    É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do Prof. Marcos Juruena, a quem tive oportunidade de ser aluno, e depois, formar laços de amizade. Uma grande perda para o patrimônio jurídico brasileiro, a quem estava prestes a convidar para coordenar a comissão de assuntos jurídicos para Fundação que está em projeto, mas não tive oportunidade de apresentá-lo. Seu nome continuará fazendo parte do patromônio da Fundação, e levarei a placa de homenagem aos seus faimilares. Que Deus lhe acopnahe com muita luz. Muito obrigado por sua amizade.

  5. Ronaldo Marçal on

    É com muita tristeza que recebo esta notícia. O Dr. Marcos Juruena foi um dos melhores professores de administrativo da Faculdade Estácio de Sá. Ele foi a porta de entrada de muitos alunos para o magistério. Deus nos deu o Dr. Marcos Juruena. Deus nos tirou. Deus sabe o que faz. Certamente Deus cuida muito bem do Dr. Marcos Juruena. Saudades de um professor amigo.

  6. Christine Eskinasi on

    Navegando pela internet acabei de saber da morte de meu grande amigo (Marcos)que eu nao via há anos!! Não acredito! Estudamos juntos no colégio sacre Couer de Marie…nos formamos juntos! Inaceitável! O que aconteceu com ele???? Alguem pode me informar??? Irei na missa amanhã…

  7. Christine Eskinasi on

    d

  8. Ellen Capparelli on

    acabo de saber do falecimento do Marcus! grande amigo, colega de colégio, padrinho de casamento de minha filha M.Alice, compartilhou conosco uma grande parte de sua vida.
    Tenho certeza Marcus que a nossa Licinha estava te esperando de braços abertos e que voces vão ter muito para relembrar…………

  9. Jaison Maurício Espíndola on

    Também sinto muito pela enorme perda no mundo jurídico, especialmente no Direito Administrativo. Alguém poderia me informar qual a causa mortis?

  10. Cintia Braga on

    Fui professora de francês dele, quando se preparava para se tornar professor convidado da universidade de poitiers, na frança. Pessoa excepcional, de uma inteligência, bondade e humildade ímpares, com certeza uma grande perda para o mundo…

  11. Breno on

    Cara formidável, inteligente, humano. Deve haver alguma razão Suprema.

  12. Alessandra Monteiro Crisanto on

    Fui aluna deste formidável professor de Direito Administrativo na Estácio de Sá no ano de 1998, sua partida deixa em nossos corações uma dor implacável, mas sua presença aqui na Terra, nos fez ver o mundo de uma maneira bem mais agradável. Desejo que seu caminho continue sendo de luz e que DEUS dê à sua família e a seus amigos o conforto necessário, para que saibamos seguir os nossos caminhos sem sua presença física, mas com as boas lembranças que ele nos deixou. Vá em paz, Marcos!

  13. rogerio on

    marquinhos,um grande amigo,fiquei sabendo hoje de seu falecimento.
    Estava preparando férias no Rio,quando buscando pela internet algum contato com ele,fui surpreendido com a notícia.
    Fomos Companheiros de LEO CLUBE,um Clube de Serviço,e como ele gostava de ajudar o proximo,fizemos muitos projetos em parceria.Ele era mais do que um amigo,um irmão, que apesar da distância e da falta de contato por algum tempo agente nunca se esquece,e eu acho que ele era um cara desses para a gente nunca se esquecer,valeu amigo!Rogerio

  14. Geraldo Cota on

    Triste notícia. Fui companheiro de LEO CLUBE do Marcos Juruena na década de 1980. procurando notícias dos amigos do passado, fui surpreendido com esta triste notícia. Sentimentos à família. Geraldo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s