Consulta Pública promove transparência e participação do cidadão

Para uma gestão pública transparente, é necessária que haja a participação de toda sociedade. Assim como o Portal da Transparência do governo federal, a Consulta Pública é uma ferramenta para promover a participação do cidadão na tomada de decisões nas ações governamentais.

O objetivo da Consulta Pública é permitir que o cidadão acompanhe, contribua, envie seus comentários e receba informações sobre ações de seu interesse que estão sendo realizadas pelo governo federal.

Ao se cadastrar no site do Governo Eletrônico, o cidadão pode optar por receber boletins, participar de fóruns e passa a ter acesso as consultas em andamento e as já realizadas.

A iniciativa do governo federal é semelhante à política de “open government” da Administração Obama que estabeleceu uma série de medidas para aumentar o acesso às informações governamentais.

[Publicado pelo Editor]

1 comment so far

  1. Carla on

    Existem grandes ferramentas, com a vinda da LRF, o que é necessário são aplicações das mesmas. O cidadão critica, briga e xinga todos os gestores, mas quantos desses críticos se informa e participa dos momentos em que são necessárias as contribuições da sociedade atuante. Participam das audiencias públicas? Não. Participam quando das elaborações para os orçamentos? Não. Verificam se a adm. pública está licitando, publicando etc? Não. Mas criticar pode ter certeza que estão prontos.
    O que esse país necessita é que os eleitores tenha memória mais longa e se imponham cobrandos atitudes e usando o seu poder de fiscalização.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s