Sancionada nova lei do mandado de segurança

Foi sancionada e publicada a nova lei que regulamenta o uso do mandado de segurança individual e coletivo: Lei nº 12.016, de 7 de agosto de 2009.

O projeto da nova lei, de autoria da Presidência da República, teve como origem portaria conjunta da Advocacia-Geral da União, mediante proposta feita por Comissão de Juristas presidida pelo professor Caio Tácito e que teve como relator o professor e advogado Arnoldo Wald e como revisor o ministro do Supremo, Menezes Direito. Também integraram a comissão os advogados Ada Grinover Pellegrini, Luís Roberto Barroso, Odete Medauar, e o ministro do STJ Herman Benjamin.

O PLC 125/2006, que deu origem a lei, recebeu apenas dois vetos do presidente. Foi vetado apenas o parágrafo único do artigo 5º do PLC, que diz que o mandado de segurança poderá ser impetrado, independentemente de recurso hierárquico, contra omissões da autoridade, no prazo de 120 dias, após sua notificação judicial ou extrajudicial. O argumento é o de que a exigência de notificação prévia como condição para a propositura do recurso pode gerar questionamentos quanto ao início da contagem do prazo. O segundo veto é o do parágrafo 4º do artigo 6º, que dá um prazo de 10 dias para que o autor do pedido conteste a ilegitimidade da autoridade coatora no processo. A justificativa do veto é a de que a redação prejudica “a utilização Habeas Corpus, em especial, ao se considerar que a autoridade responsável pelo ato ou omissão impugnados nem sempre é evidente ao cidadão comum.”

A nova lei atualiza a legislação com a consolidação dos entendimentos da jurisprudência e com a integração ao texto de dispositivos que estavam em leis esparsas.

[Publicado pelo Editor com informação do Consultor Jurídico]

1 comment so far

  1. ANA FLÁVIA on

    GOSTARIA DE RECEBER AS DEVIDAS ALTERAÇÕES E INOVAÇÕES DAS LEIS.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s