Dois novos patrimônios culturais mundiais na lista da Unesco

A cidade sagrada de Caral-Supe no Peru, uma das mais antigas nas Américas, foi inscrita na lista do patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A organização acrescentou também o centro histórico eslovaco de Levoca, um centro cultural de monumentos, registrada desde 1993, porém estendido agora. Criada em 1972, a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco incentiva a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para todos os povos. É parte de um esforço internacional na valorização de lugares que são referência e identidade das nações.

TRAVEL TRIP PERU OLDEST CITYO sítio arqueológico da Caral-Supe possui mais de 626 hectares, está localizado em um planalto desértico e árido com vista para o verde vale de Supe. Parece os Andes Centrais de 5.000 anos atrás, segundo a Unesco. Descrito como “impressionante em termos de design e complexidade de elementos arquitetônicos.”

levoca0094z2007Quanto a Levoca, a Unesco revela que “a maior parte do local foi preservado e lá está a igreja de dez altares, de Saint-Jacques, no décimo quinto e décimo sexto séculos, um conjunto de retábulos em madeira policromada gótica”.

O Comitê já havia registrado vários novos sítios do Patrimônio Mundial como a italiana Dolomitas, o Monte Wutai na China, o mar de Wadden, santuário para aves migratórias, no norte da Alemanha e da Holanda. O Stoclet Palace, em Bruxelas, o Tour Hércules na Espanha, a cidade suíça de La Chaux-de-Fonds e Le Locle, as antigas minas de sal Salins-les-Bains, no leste da França, e o Real salinas do Arc-et-Senans, entre outros, também foram adicionados.

O Brasil possui 17 localidades agraciadas com o título de patrimônio cultural da humanidade. Fernando de Noronha (PE) e Atol das Rocas (RN), Centro Histórico de Olinda (PE), Salvador (BA), São Luís do Maranhão (MA), a Cidade de Goiás (GO) e de Ouro Preto (MG); o Santuário do Senhor Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo (MG); o Plano Piloto de Brasília (DF); a Costa do Descobrimento/Reservas da Mata Atlântica (BA); o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e da Chapada dos Veadeiros/ Parque Nacional das Emas(GO); o Pantanal (MT); a Mata Atlântica/Reserva do Sudeste; o Parque Nacional do Jaú (AM) e também do Iguaçu (PR) e as Ruínas Jesuítas dos Guaranis em São Miguel das Missões (RS) compõem a lista do patrimônio mundial da Unesco.

[Publicado pelo Editor com colaboração de Maria Raquel Lins]

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s